quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Educação Integral e um pouco de sua História

Para entendermos o desenvolvimento da educação integral e do Projeto Mais Educação no Brasil é necessário imergirmos em suas concepções que se relacionam, necessariamente, ao contexto histórico. Vamos lá?

No cenário da Educação Integral destaca-se Anísio Teixeira, um idealizador de mudanças que lutou pela democracia do ensino no Brasil, sendo um dos precursores da Educação Integral aqui. Com uma visão inovadora instituiu no país o Movimento Escola Nova, o qual propunha a universalização da escola pública, laica e gratuita. Segundo  Briza (2011) “foram as escolas comunitárias americanas que inspiraram a concepção de ensino de tempo integral de Anísio Teixeira”, a autora destaca ainda que este grande pensador defendia a “escola para todos”, uma escola que trabalhasse a experiência do aluno como base no aprendizado. Este modelo de ensino ainda vem sendo bastante discutido na atualidade, pois trouxe consigo grandes conquistas e ao mesmo tempo polêmica devido a falta de recursos em que muitas escolas se encontram, uma vez que apresentam peculiaridades, pois manter uma escola com esse modelo torna-se um grande desafio.  

Queremos uma escola pública com um Ensino Básico de qualidade para todos, onde a pesquisa é assumida como componente do ensino, e em que os espaços e os tempos da educação sejam significativos para cada sujeito dentro dela. Uma escola bonita, moderna, integral em que o trabalho pedagógico apaixona e compromete professores e alunos. Uma escola que construa um solidário destino humano, histórico e social foi o grande sonho de Anísio Teixeira, para o qual procurou construir os andaimes. (NUNES, 2010, p.31). Assim percebemos que Anísio Teixeira propôs uma escola diferente onde os alunos fossem capazes de desenvolver suas habilidades e a aprendizagem fosse obtida com prazer, onde o trabalho fosse realizado através da coletividade com ferramentas que proporcionassem um conhecimento significativo. Esta tão sonhada escola traria consigo novos conceitos e deixaria de lado algumas posturas tradicionalistas dando lugar a um ensino dinâmico e plausível.
Outro grande participante nesse contexto foi Darcy Ribeiro, o qual pode ser visto como um seguidor de Anísio Teixeira dando continuidade ao seu projeto de Educação Integral. “Para Anísio com uma ponta de ironia, Darcy tinha a ousadia por não saber tanto; para Darcy, Anísio era um mestre” (GOMES, 2010, p.35). Darcy foi responsável pela criação dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, tal projeto apresentava aspectos inovadores e também fragilidades. Constatou-se, por exemplo, que a implantação assimétrica da educação integral – como uma imposição governamental – não tem sido eficiente.  
Desde 2006, entretanto, o programa Mais Educação tem se mostrado eficaz, pois prevê a implantação progressiva da educação integral nas escolas públicas mediante a participação da comunidade; além de outra importante conquista, que foi o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que permite a chegada de uma verba para a Educação Integral na escola sem a passagem por instâncias intermediárias e com gerenciamento compartilhado entre membros da comunidade escolar.

Observa-se que a modalidade educação integral se faz, realiza-se através de partes de um todo que se completam e se complementam tanto através de leis, como de pessoas e processos de ensino-aprendizagem. Leclerc (2013) explica que esta modalidade de educação está vinculada à concepção de pessoa “atada à ideia de aprendizagem, que tem uma consciência intuitiva, um saber tácito sobre regras sociais, e está sempre emaranhada em uma rede de relacionamentos voluntários e involuntários.” (LECLERC, 2013, p. 11).

Referências bibliográficas:
ANDRE, M. E.D.A. O Cotidiano Escolar, um Campo de Estudo. In: Placco, Vera M. N.S.; Almeida, Laurinda R.. (Org.). O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola. 4ed.São Paulo: Loyola, 2006, v. , p. 09-19. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=ikcUmCeZLOIC&oi=fnd&pg=PA9&dq=etnografia+escolar&ots=7RfSp_jgtX&sig=m#v=onepage&q&f=true>. Acesso em: 23 de junho de 2014.

BRIZA, Lucita. Pedagogia: Anísio Teixeira (01/07/2011). Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/anisio-teixeira-306977.shtml>. Acesso em 30 de junho 2014.
GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro/Candido Alberto Gomes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
Hernández, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação - os projetos de trabalho. trad. Jussara Haubert Rodrigues - Porto Alegre: ArtMed, 1998.
LECLERC, Gesuína de Fátima Elias. Reflexões sobre a educação integral. In: Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Curso de educação integral e integrada / Universidade Federal de Goiás ; Coord. Mercês Pietsch Cunha Mendonça. – Goiânia: UFG/CEPAE/Ciar; FUNAPE, 2013.

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